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3 dicas para começar um plano de marketing digital

June 3, 2018

Você que já possui um negócio ou está construindo sua empresa e sua marca deve ter ouvido o quanto é importante ter um plano. Um dos primeiros passos para construir a estratégia que irá orientar suas ações é conhecer o comportamento do consumidor.

 

Parece óbvio, mas muitos ignoram esta etapa de pesquisa e investigação e pulam direto para a criação de produtos e serviços que julgam ser extraordinários. O resultado, muitas vezes, é um alto investimento com baixo ou nenhum retorno em receitas.

"A atenção do consumidor é limitada e sempre tem um preço. E esse preço subiu rapidamente nos últimos anos. Todos os dias surgem mais empresas com mais marcas e produtos para anunciar." - Think With Google Brasil

Em relação ao marketing digital não é diferente. Começar diretamente pela criação das redes sociais e dos anúncios para a marca sem gastar algum tempo conhecendo seu consumidor pode ser um tiro no escuro.

 

1 - Comece pesquisando quem é o seu consumidor

Pesquisas recentes demonstram que a atenção das pessoas está dividida entre vários dispositivos, telas e conteúdos, mas que existem diferenças específicas em como elas consomem conteúdo digital. Isso vem sendo chamado de economia da atenção.

 

Imagine o seu próprio dia a dia de empresário: acordar, checar as principais redes sociais, conversar com os grupos de amigos e familiares no WhatsApp, assistir a vídeos, ler notícias, responder aos e-mails de clientes e parceiros e tantas outras pequenas ações. Com tantas coisas importantes a fazer, você já deve ter percebido que é difícil priorizar o que consumir, certo?


Agora, pense no consumidor da sua marca. Como é sua rotina? O que lê ou assiste? Em que ocasiões acessa as redes sociais e para quê? Em que momentos dessa rotina ele está em contato com sua empresa? Podem parecer perguntas difíceis, mas respondê-las ajuda na tarefa de entender o contexto para construir uma estratégia de marketing eficiente e um conteúdo relevante.

 

 Imagem: Think With Google

 

2- Entenda como sua marca pode iniciar uma conversa

Se sua empresa fosse uma pessoa, digamos, uma vendedora, como ela iniciaria uma conversa com um consumidor? Novamente, estamos falando de estabelecer a comunicação em um certo contexto.

 

Pensar em um plano de marketing digital passa por determinar como essa conversa pode acontecer, a partir da identidade e do tom de voz da marca. Trata-se de saber qual a história a ser contada para o seu consumidor, de modo a fazê-lo entender por que o seu negócio é a melhor opção para ele.

“Na primeira vez em que for apresentar sua marca ao consumidor, não exija muitos minutos da atenção dele. É a mesma coisa que marcar um jantar de três horas para um primeiro encontro - vai dar bastante trabalho entreter alguém que você acabou de conhecer por esse tempo todo. Comece com algo rápido e simples, como um café. Se correr tudo bem, comece a construir uma relação a partir dali. O próximo passo pode ser um almoço e, com o tempo, você pode começar a planejar aquele jantar.” - Think With Google Brasil

3- Avalie a relevância dos canais digitais para a sua estratégia

Muitas marcas pensam que é preciso estar em todos os lugares para atingir todas as pessoas de uma só vez. Porém, as mudanças nas regras nos canais digitais demonstram que mesmo a melhor das estratégias pode desmoronar a qualquer momento se não houver conexão com as pessoas. Como, então, decidir onde estar presente na Internet?

 

Sua marca deve estar onde estão seus consumidores e os seus clientes em potencial. Ao monitorar e medir como estão consumindo o seu conteúdo ou o conteúdo dos concorrentes, é possível extrair informações e escolher caminhos mais adequados às necessidades do seu negócio.

 

O conteúdo, assim, pode ser pensado conforme a relevância para o público e o impacto nos resultados ($$$).

 

 

 

 

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