©2018 BY 2+ COMUNICAÇÃO

CONECTE-SE

  • icone-instagram
  • icone-facebook
  • icone-twitter

E-MAIL

A jornada de compra e por que ela é importante para sua empresa

June 21, 2018

 

Pare por um instante e pense no seu processo de compra de um determinado produto. Você costuma ir direto à loja ou pesquisa detalhes antes? Análises do Google revelam que os consumidores em geral buscam cada vez mais informações online para decidir sobre as melhores opções, mesmo nas compras mais simples.

 

O que isso significa para a sua empresa? Que esse caminho percorrido pelas pessoas, isto é, essa jornada do consumidor influencia diretamente na maneira como ele pode interagir com a sua marca na Internet e até mesmo fora dela.

 

A jornada de compra ou jornada do cliente representa fases baseadas na busca por informações pelos usuários, e ajuda as áreas de marketing e vendas a oferecer os conteúdos certos nos momentos certos. Ela é ilustrada por alguns modelos (veremos alguns mais à frente), e mostra em que etapa do processo de decisão de compra o consumidor está.

 

Nesse sentido, os estudos do Google indicam que os consumidores pesquisam para obter mais segurança, conforto e economia. Seja para antecipar ou planejar uma determinada experiência - como uma viagem -, evitar desperdício de tempo e dinheiro, ou evitar problemas futuros - buscando avaliações de um determinado produto ou serviço -, as pessoas vão atrás de informações online antes de efetivamente concretizarem uma compra.

“Entender os diferentes momentos e raciocínios dos consumidores enquanto eles estão planejando uma experiência é uma grande oportunidade para os anunciantes de ganhar consideração nos estágios iniciais do processo de decisão.” - Think With Google

Por que entender essa jornada é importante?

Como falamos anteriormente aqui no blog, parte dos esforços de um plano de marketing é compreender o comportamento do público-alvo (ou de suas buyer personas, conforme veremos em outra ocasião). Esse conhecimento permite construir a estratégia mais adequada para atrair e conduzir as pessoas até o fechamento de uma venda.  

 

Na prática, isso significa produzir um conteúdo diretamente relacionado aos seus desejos, necessidades e hábitos de consumo, o que aumenta as chances de, por exemplo, atrair visitantes e convertê-los em oportunidades de negócio para a sua empresa.

 

Segundo a Hubspot, criadora de um dos softwares mais famosos para automação de marketing no mundo, usar a jornada de compra para orientar essa produção de conteúdo funciona como um “Tinder do Marketing Digital”.

“Com o inbound marketing, as empresas passaram a contar com um novo modelo para divulgar e vender os seus produtos e os seus serviços. Esse processo passou a ser menos invasivo e mais voltado para aqueles consumidores que realmente estão interessados nas soluções da companhia: a chamada jornada de compra.” - Marketing de Conteúdo

Tempo e esforço são elementos fundamentais em qualquer planejamento. Por isso, ao analisar a jornada do cliente os profissionais de marketing e vendas têm possibilidades reais de desenvolver ações mais eficientes.

 

Modelos da jornada de compra

A Hubspot separa a jornada de compra em três estágios: Consciência, Consideração e Decisão.

 Imagem: Husbpot

 

1) Estágio de Consciência: usuário realiza ou expressa sintomas de um problema potencial ou ocorrido por necessidade.

2) Estágio de Consideração: usuário tem claramente definido e dado um nome para seu problema ou necessidade.

3) Estágio de Decisão: usuário tem definido sua estratégia de solução, método ou abordagem.

 

Já a Resultados Digitais, concorrente da Hubspot no Brasil, fala em quatro etapas.

 Imagem: Resultados Digitais

 

1) Aprendizado e descoberta: consumidor está despertando o interesse por um determinado tema, e não sabe ou não tem muita ideia do problema ou necessidade que possui.

 

2) Reconhecimento do problema: consumidor já se aprofundou minimamente no tema e percebe o problema ou oportunidade. Passa a buscar por soluções.

 

3) Consideração da solução: o comprador está considerando possíveis soluções e começa a avaliar suas opções.

 

4) Decisão de compra: consumidor analisa suas opções e escolhe o que vai comprar.

 

A empresa, contudo, aponta a possibilidade de uma quinta etapa, a de retenção e novas compras, na qual o cliente já conquistado passa a receber conteúdos relevantes que, como o nome já diz, o levem a fechar novos negócios. A importância disso está justamente na manutenção do relacionamento e no potencial de fidelização deste consumidor.

 

Quais os benefícios de planejar ações de marketing e vendas usando a jornada de compra?

  • Identificar o momento mais adequado para a venda

  • Manter um relacionamento próximo com os consumidores

  • Fazer vendas consultivas e direcionadas

  • Fazer uma gestão de conteúdo otimizada, com mais chances de acerto

  • Aumentar a produtividade, e otimizar tempo e esforço de venda

  • Fazer recomendações e criar experiências mais pessoais

  • Tornar-se uma referência em informação

“Entender os diferentes momentos e raciocínios dos consumidores enquanto eles estão planejando uma experiência é uma grande oportunidade para os anunciantes de ganhar consideração nos estágios iniciais do processo de decisão.” - Think With Google

 

 

 

 

Please reload

Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload