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4 desafios dos empreendedores (que também podem ser os seus!)

July 27, 2018

 

Estamos há pouco menos de um ano no mercado, mas esse tempo já foi o suficiente para aprendermos com nossos clientes. Alguns deles chegaram até nós por enxergarem oportunidades no marketing digital, mas a maioria deles veio pela necessidade.

 

Nesse período, identificamos algumas características comuns a todos eles. Identificá-las tem nos permitido melhorar nosso modelo de negócio e criar estratégias personalizadas para os desafios dos empreendedores que nos procuram.

 

Compartilhamos algumas delas neste post.

 

Ociosidade

Como jornalistas e profissionais de marketing digital, parte da nossa função é ouvir o cliente e ajudá-lo no planejamento de ações para gerar valor e divulgar sua marca. Muitas das histórias que ouvimos falam sobre a ociosidade, seja de equipamentos ou de conhecimentos.

 

A crise que atingiu o País nos últimos meses reduziu as oportunidades e fez com que muitas pessoas precisassem “encostar” seus recursos por um tempo para conter custos. Isso tem gerado um desânimo constante, principalmente em quem investiu alto, chegou a produzir em larga escala e ter grandes equipes quando o contexto era favorável.

 

Falta de grana e de planejamento financeiro

Boa parte deste desânimo veio também ao perceber o dinheiro indo embora e as receitas se tornando cada vez mais escassas. Desde as grandes empresas às empresas de pequeno porte deixaram de vender como antes e sofreram com a queda nos lucros.

 

Por conta desse cenário caótico, muitas delas perceberam a falta que faz ter um bom planejamento financeiro e um plano de negócios. Outras deixaram de investir em marketing e comunicação, e de aproveitar as chances de conhecer seus consumidores. Com isso, deixaram de explorar sua reputação e relevância e perderam espaço para concorrentes menos experientes no mercado.

 

Falta de mentalidade estratégica

Quais sãos seus objetivos? Para quem é o seu negócio? Que tipo de produto sua empresa vende? Quais são os seus indicadores de sucesso? Se você não sabe como responder essas perguntas, não se preocupe: você não é o único.

 

Muitas pessoas iniciam seus negócios sem construir um plano estratégico, o que dificulta na hora de enxergar para onde a empresa está indo e onde quer chegar. Assim, ficam perdidas e consomem recursos em ações pouco ou nada eficientes.

 

Dificuldade de adaptação

Não é novidade que o perfil dos consumidores mudou e que a inovação deve fazer parte da preocupação de todo mundo que deseja empreender. Mas imagine um empresário que há 20 anos faz as coisas da mesma forma, e que de uma hora para outra vê suas vendas despencarem por causa da crise?

 

O discurso da mudança é necessário, mas muitas vezes tem como principal obstáculo a mentalidade. A Internet mudou os negócios de forma profunda e nos desafia diariamente à adaptação.

 

Empresas consolidadas como o McDonald’s estão reformulando seus modelos para alcançar e satisfazer os clientes, e, assim, revolucionando o setor de fast-food. Uma das maiores empresas de compra e venda do mundo, a Amazon vem combinando experiência, preço, conveniência e tecnologia em sua plataforma online, impactando diretamente o varejo.

 

Como sua empresa pode se adaptar?

Se você se identificou com um ou mais tópicos deste post, provavelmente já deu um passo na tomada de consciência para alavancar o seu negócio. Dependendo do contexto da sua empresa, a solução pode ser mais simples e acessível do que parece.

 

Fazer marketing digital não precisa ser complicado e a nossa missão é trabalhar em parceria com micro e pequenas empresas para gerar resultados através do conteúdo. Conte com a 2+ Comunicação para ajudar!

 

 

 

 

 

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