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Quanto custa fazer marketing digital?

August 31, 2018

Imagem: Free Pik

 

Caro cliente, você que possui uma microempresa ou empreendimento sabe bem que operar um negócio exige tempo, esforço e dinheiro. Seu produto ou serviço tem custos embutidos que requerem muito jogo de cintura para se manterem baixos.

 

Mas você já pensou em quanto desses custos podem ser pensados como investimentos que contribuem para a manutenção ou até para o crescimento do seu negócio? Pois o marketing digital é um deles.

 

Neste post vamos falar um pouco sobre quanto custa fazer marketing digital, e não estamos tratando apenas de dinheiro!

 

Não é só um “postzinho” nas redes sociais

Para responder a pergunta do título, é necessário dar um passo atrás e analisar quanto do tempo, esforço e orçamento da sua microempresa (os três elementos que citamos lá no começo) é destinado a gerar valor e a relacionar-se com seus clientes.

 

Muitas pessoas creem que a solução para seus negócios é ter uma página no Facebook recheada com conteúdos que falam apenas da própria marca. Afinal, “meu produto ou serviço se vende por si só.” Mas, acredite: isso não é suficiente (e nem recomendável!).  

 

Quando falamos em criar conteúdo, por exemplo, estamos incluindo todo um planejamento que leva em consideração a identidade da sua marca, seus concorrentes, as características do mercado em que atua, os perfis dos seus clientes, entre outros fatores que buscam trazer a relevância, reputação e autoridade necessárias para posicionar a sua empresa na Internet.

 

Veja mais: A jornada de compra e por que ela é importante para a sua empresa

 

“Ah, mas planejar dá muito trabalho! Não dá só para fazer?”

 

Dá. Mas você já pensou nos riscos associados à falta de planejamento? Listamos alguns deles abaixo:

  • Gastar tempo e esforço com estratégias que não funcionam para o seu tipo de público;

  • Desperdiçar dinheiro contratando soluções que não são adequadas ao seu contexto;

  • Perder espaço para a concorrência por falta de conhecimento do que ela está fazendo;

  • Contratar profissionais que só querem empurrar fórmulas mágicas e que prometem trazer “o resultado amado em três dias”;

  • Não conhecer as métricas de sucesso para o seu negócio.

 

Veja mais: 3 dicas para começar um plano de marketing digital

 

Em quanto tempo você quer obter resultados?

Todo mundo quer resultados imediatos. Mas o marketing digital trabalha com periodicidade e consistência na construção da identidade da marca nos canais digitais.

 

Fez um anúncio de sucesso uma vez e pensou que isso bastasse para gerar resultados estratosféricos para o seu negócio? Pense novamente.

 

Fique atento às métricas de ilusão ou métricas de vaidade, e procure compreender os objetivos do seu negócio na Internet, em vez de deduzir que o insucesso de uma ação em um curto período de tempo significa a ineficiente do marketing digital.

 

Veja o exemplo dado pelo site Marketing de Conteúdo:

 

“A taxa de cliques é importante para saber se você está conseguindo levar pessoas ao seu site, blog, anúncio, ou o que quer que seja. Mas sem que você tenha seu objetivo por trás da métrica muito bem definido, é um número vazio.

Se você possui muitos cliques, mas uma baixíssima taxa de conversão ou tempo de permanência na página, é preciso reavaliar para qual página você está levando o visitante, e se ela está alinhada com a expectativa da chamada.”  

 

Em outras palavras: o que você quer que o marketing digital faça pela sua microempresa? Algumas possibilidades são atrair visitantes para o site, obter engajamento nas redes sociais, divulgar um produto ou serviço específico e assim por diante.  

 

Uma dica: existem ferramentas e métodos que ajudam a acelerar e automatizar as coisas. Porém, pense o seguinte: será que minhas expectativas correspondem à realidade da minha empresa? Quanto posso investir para obter o volume constante de resultados que gostaria?

 

Por fim, há mais uma pergunta que ajuda a responder ao título deste post: eu QUERO investir na divulgação da minha microempresa, marca ou empreendimento na Internet? Se a resposta for positiva, vale a pena analisar opções e identificar qual delas faz mais sentido para o contexto do seu negócio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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