©2018 BY 2+ COMUNICAÇÃO

CONECTE-SE

  • icone-instagram
  • icone-facebook
  • icone-twitter

E-MAIL

Como criar conteúdos com a técnica PaH!

December 5, 2018

Foto: Unsplash.com, by rawpixel 

 

Nesta semana lemos no artigo da Laíze Damasceno no LinkedIn sobre como criar conteúdos confiáveis e que gerem reconhecimento das pessoas. Achamos a proposta da técnica PaH! muito útil e destacamos o que mais nos chamou atenção no texto da Laíze para compartilhar com você.

 

O que significa PaH?

 

As letras indicam os três pilares para criar um conteúdo de sucesso, segundo a Laíze: Propósito, autenticidade e Humanização.  

 

Nas palavras da autora, o Propósito é “a sua essência, sua razão de existir, o seu grande porquê.” Ele deve estar explícito não apenas no que você escreve, mas em tudo o que você faz.

 

A autenticidade engloba posicionamento, proposta de valor e os diferenciais únicos que fazem parte de quem você é. Em outras palavras, “o que te faz ser reconhecido de longe” e “que te destaca dos outros”.

 

O pilar de Humanização contempla elementos que expressam e resumem seu jeito de se comunicar e de se relacionar no ambiente digital. Assim, seu conteúdo é caracterizado por:

 

  • Linguagem: a forma como você se expressa e como compartilha seu conteúdo.

  • Vocabulário Próprio da Marca (que chamaremos de “dialeto”): termos que criou e coisas que costuma falar.

  • Temas-Paixão: inspirações e referências que podem guiar pautas para conteúdos.

  • Temas-Chave de Conteúdo: editorias ou temas relacionados ao campo em que você atua.

 

Repare que os Temas-Paixão e os Temas-Chave de Conteúdo podem se confundir dependendo do que você faça, segundo a Laíze.

 

Como usar a técnica PaH! na criação de conteúdos para as redes sociais?

 

A Laíze propõe exercícios muito legais para colocar em prática esses conceitos.

 

Propósito

 

Exercício: escreva em uma frase curta e ampla expressando o que te move, o sentido que você dá para a sua vida e para o que você faz.

 

Exemplo: ser facilitador, ajudar as pessoas a crescerem

 

Autenticidade

 

Exercício: escreva em uma frase o que você é profissionalmente, quem você ajuda, o que resolve e de que forma você faz isso no seu mercado.

 

Exemplo: somos consultores em Marketing de Conteúdo para micros e pequenas empresas que desejam criar estratégias e gerar valor para os seus clientes através do conteúdo digital.

 

Humanização

 

Exercício: preencha cada tópico com cerca de 5 itens.

 

Exemplo:

  • Linguagem: informativa, facilitadora, clara, leve e didática

  • Vocabulário Próprio da Marca: Marketing Digital não precisa ser complicado, produção de conteúdo para gerar valor, fazer o arroz-com-feijão bem feito, mínimo viável para começar a produzir conteúdo, analisar o contexto do cliente para criar soluções personalizadas

  • Temas-Paixão: Marketing de Conteúdo, inovação, experiência do usuário, design thinking, empreendedorismo

  • Temas-Chave de Conteúdo: Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Construção de Marca, Planejamento Estratégico, análise de resultados

 

Experimento colocar algumas dessas dicas em prática. Criar conteúdo é um processo constante de experimentação e pode ser um exercício muito valioso para você.

 

 

 

 

Please reload

Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload